OLÁ , SEJAM BEM VINDOS HOJE É -

23 de jun. de 2010

PALESTRA EM GUARAPUAVA








A FEDERAÇÃO PARANAENSE DE MUSCULAÇÃO ATLÉTICA (FPMA/NABBA) REALIZOU SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO EM MUSCULAÇÃO EM GUARAPUAVA/PR

Patrocínio: Integralmédica

Apoio: JM&F e MI



O atual presidente da FPMA, Marcio Levy, reuniu mais de 50 pessoas no dia do trabalhador, dia 01/05/2010, para participarem do Seminário NABBA (PR/SC): “Atualização em Musculação: princípios de treinamento e nutrição e curso de Arbitragem”, que ocorreu no Centro de Convenções do Hotel Atalaia Palace, na cidade de Guarapuava-PR.
O elevado nível das palestras, fundamentados em estudos e pesquisas recentes foi iniciado pelo professor Esp. Fernando Correia, que apresentou questões relevantes para aqueles profissionais interessados na aplicação dos conceitos da fisiologia do exercício em trabalhos de academia, como por exemplo, no dia a dia do personal trainer. Sua palestra intitulada: “Qualidade de vida e aspectos fisiológicos em exercícios resistidos” deu inicio a longa jornada de apresentações. Logo após o professor Esp. Kleber Nunes apresentou a palestra: “Introdução a fisiologia do Stress”, que embora seja um tema bastante difícil, foi ilustrado de modo que a platéia interagiu bastante, tirando dúvidas e expondo suas experiências profissionais. Em seqüência a apresentação do professor Kleber, seu colega e parceiro de estudo, professor Esp. João Paulo Mattos apresentou a palestra: “Síndrome do excesso de treinamento”, que culminou no resultado de pesquisas realizadas na Universidade Gama Filho (RJ).
Após as três primeiras palestras houve um intervalo e a equipe do CEPEF (Centro de Estudos em Performance Estética e Fisiológica) prestou uma homenagem ao organizador do evento, Marcio Levy, falando de sua contribuição para o esporte na cidade de Guarapuava.
A atração principal do dia foi a presença da atleta Figure I, professora especialista em Treinamento Desportivo e Fisiologia Humana, Tais Oshita (Campeã Brasileira 2008 – 4ª Mundial 2009), que está preparando-se para o Mundial 2010, que acontecerá dia 19/06/2010 na Ilha de Malta. A professora Tais iniciou sua palestra expondo alguns aspectos importantes da fisiologia feminina e sua relação com as estratégias de periodização para preparação de competições para o fisiculturismo feminino. Ela protagonizou uma apresentação descontraída e ao mesmo tempo muito construtiva para os atletas e profissionais da educação física e áreas afins que estavam na platéia. Dicas de treino, preparação, rotina de uma campeã para aqueles que estão dispostos a apostar e a crescer tanto com a Fpma e Nabba quanto com os atletas brasileiros que compartilham da paixão pelo esporte foram centrais em sua fala, que durou mais de 2 horas sem intervalos. Num só fôlego a platéia assistiu uma apresentação brilhante e fez muitas perguntas, aproveitando o tempo de modo eficaz.
Seguiu-se a palestra da professora Drª Patricia Lessa intitulada: “Ciências do treinamento: os métodos e sua história no Bodybuilding”, no qual a mesma fez uma síntese dos grandes cientistas do esporte, iniciando com os russos e passando para os norte-americanos, buscando com isso traçar uma linha histórica pra o entendimento de suas contribuições para o treinamento com pesos.

O encerramento ficou por conta do vice-presidente NABBA Brasil, Paulo Veloso, que falou sobre: “Técnicas de julgamento no Bodybuilding e suas características”. Sua palestra foi bastante dinâmica, pois, muitos dos ouvintes se interessam em trabalhar como árbitros em competições de fisiculturismo. Portanto, sua apresentação central abrangeu as categorias masculinas e femininas da Federação Nabba, as poses obrigatórias de cada categoria, bem como a dinâmica de uma competição. Mas, além disso, ele enfatizou a importância de uma preparação profissional, a importância dos conhecimentos e a conseqüente periculosidade da ignorância que pode levar ao uso de substâncias químicas perigosas ao organismo. O mesmo apresentou algumas histórias de vida, de pessoas que enviam para o JM&F seus depoimentos. Muitos deles buscando a via mais fácil fizeram uso de óleos e produtos que levam a mutilação física, quando não a morte. Esse encerramento foi um alerta para lembrar que o caminho para a construção de um corpo forte depende de três fatores: treinamento pesado e continuo, dieta regular e repouso, o resto é mito e pode trazer conseqüências.